Criei um nome do meu infoproduto: preciso registrar a marca?
Saiba mais sobre a importância de criar um nome único e distintivo para seu infoproduto e novo método. Descubra se é necessário registrar a marca do método.
6/17/20242 min ler
Uma das principais tarefas ao construir um infoproduto é o desenvolvimento de um método próprio que transpareça a experiência do mentor e sua forma especial e única de solucionar determinado problema. A construção deste método vem acompanhada da criação de um nome que passe autoridade e que seja único para que nenhum outro infoprodutor possa utilizar o mesmo nome.
Muitos infoprodutores focam na construção do método, na gravação dos vídeos e na construção do processo, que, claro, são de suma importância para o negócio, mas esquecem que o nome gera valor e esperam fazer sucesso para registrar o nome como marca, com o qual pensaram com tanta dedicação.
O seu infoproduto nada mais é do que um serviço prestado digitalmente, seja através de um curso, uma mentoria ou uma assessoria pontual, e o nome deste produto, bem como do método que você criou, nada mais são do que MARCAS. Sim, marcas como outras super conhecidas no mercado, como Coca-Cola, Harvard, Hotmart.
O registro de marca no Brasil é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tem validade em todo o território nacional. "Ah, mas eu já registrei o nome fantasia da empresa na Junta Comercial." Bem, sinto em lhe dizer que, mesmo assim, você corre sérios riscos de ser proibido de usar sua marca. O registro na Junta Comercial é estadual e não vale para todo o Brasil como o registro de marca.
Já ouvi relatos de infoprodutores que haviam criado uma sigla para descrever seu método, mas não registraram a marca. E o que aconteceu? Tiveram que abandonar o nome que haviam criado. E sabemos que abandonar o nome significa alterar material publicitário e talvez até regravar todos os seus vídeos. Pense se você tem um método que se chama, por exemplo, BMY - Business Model You; certamente, em todo o seu material este nome estará sendo usado, bem como nos seus slides e durante a gravação do curso.
E se outra pessoa tiver registrado esse mesmo nome, isto quer dizer que você está infringindo direitos de terceiros e, como consequência, não poderá usar o nome em qualquer lugar. Além de ter que refazer todas as gravações, talvez ainda tenha que pagar uma indenização para outra parte.
Então, criou um produto? Registre a marca no INPI com a ajuda de alguém especializado na área.