O que fazer quando uma empresa faz um pedido de marca idêntico ao seu?

Saiba algumas medidas que podem ser tomadas quando em caso de pedidos de marca idênticos

Laila dos Reis Araujo

4/22/20241 min ler

Um dos principais objetivos do registro de marca é garantir a exclusividade da exploração de um nome ou figura para a exploração de determinado produto e/ou serviço. A marca é um ativo intangível da empresa e sua exclusividade traz ao negócio maior valor agregado.

No entanto, mesmo que uma empresa possua um registro de marca e exclusividade sobre esta expressão, outros interessados em expressões semelhantes podem fazer o pedido de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), principalmente, porque é comum que muitos titulares realizem seus pedidos sem o aconselhamento de um advogado especializado na área.

Neste caso, o titular de marca registrada pode ingressar com uma oposição, requerendo ao INPI que o pedido de terceiro na mesma área não seja concedido. O pedido de oposição pode ser realizado em até 60 (sessenta) dias após a publicação da marca do terceiro. Como se sabe o INPI possui uma revista semanal em que todas marcas são publicadas e, portanto, para que o pedido de oposição seja feito no prazo legal é importante que se faça um monitoramento adequado destas publicações.

Mas eu já tenho a minha marca registrada, por que eu ainda tenho que ingressar com oposição contra terceiros? Não é obrigação do INPI analisar os novos pedidos de marca e indeferi-los? É verdade que o INPI analisa os pedidos de marca independente de oposição, no entanto, com o número elevado de marcas a serem analisadas pelos examinadores não é raro que decisões equivocadas sejam tomadas. E quem se preocupa mais com a sua marca que o titular? Será que vale a pena correr o risco e deixar a decisão somente nas mãos do INPI e não ingressar com oposição?

O que faz com que as marcas se tornem relevantes e fortes é justamente a sua exclusividade, o fato de não existirem concorrentes com nomes parecidos e uma das principais formas de garantir isto é a oposição. Assim, comece por um bom monitoramento semanal, consulte advogados especializados e proteja sua marca.